Obra do artista neoclássico François-Joseph Bosio – Hércules lutando contra Aquelau transformado em serpente (1824), Museu do Louvre, Paris.
Segundo a Mitologia, Hércules e Aquelau disputavam pelo coração de Dejanira. No combate, Aquelau transformou-se em serpente, e nesse momento, Hércules sorrindo, com desdém, lhe disse:
– “Era trabalho da minha infância vencer serpentes.” E tornou a agarrar Aquelau pelo pescoço.
Como última saída, Aquelau em desespero transformou-se em touro. Tentativa em vão, pois acaba vencido por Hércules, e ainda lhe é arrancado um de seus chifres.
Aprecio muito essa escultura, pois me faz lembrar as inúmeras formas com que o mal pode se apresentar – Como serpente, no caso de Adão e Eva, ou como touro, no caso de Moloque…
Porém, é importante lembrar que, na nossa vida, nem sempre o mal se apresenta como algo assustador e repugnante. Geralmente ele está disfarçado de algo bom e tentador. Por isso precisamos estar sempre atentos – Orai e Vigiai.
Para que, assim como Hércules, possamos reconhecer o mal, enfrentá-lo com coragem e sair vencedores das serpentes que cruzam nosso caminho.

