Filme – Nefarious

Nesse suspense, um psiquiatra ateu tem como missão avaliar um prisioneiro, próximo à execução, que alega estar possuído pelo demônio.

O filme é repleto de diálogos inteligentes, e aborda de forma realista a possessão, assim como, a mentalidade de um cético diante desse fenômeno, deixando claro como o inimigo de Deus atua com sutileza, manipulando pensamentos, justificando pecados e travestindo-se de lógica e progresso.

Nefarious não é uma ficção, é um alerta espiritual. Um lembrete de que o mal existe, e nos faz refletir sobre o quanto a negação do demônio facilita sua ação, especialmente em tempos em que tudo é psicologizado e o pecado é tratado como “comportamento”. O filme ilustra essa realidade com impressionante clareza, e nos recorda que o primeiro passo para resistir ao inimigo é reconhecê-lo.

Mas é importante deixar claro que reconhecer apenas não basta, é necessário mais. Precisamos renunciar ao pecado, retificar nossas ações, e estarmos unidos a Deus pela sua Graça. A vida espiritual exige fé, oração, humildade, entrega e conhecimento – armas que infelizmente o mundo moderno insiste em desprezar.

“Sede sóbrios e vigilantes: o vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé.”
(1 Pedro 5,8-9a)

Um filme inteligente, realista e na minha opinião, fascinante.